História da Fotografia

Um pouco sobre como tudo começou

A primeira fotografia

A primeira fotografia de que se tem registro foi tirada na França, em 1826, por Joseph Nicéphore Niépce. Entretanto, há quem afirme que sua história teve início muitos séculos antes desse registro, com as experiências feitas por alquimistas na Antiguidade.

A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.

História e evolução da fotografia no mundo e no Brasil

A fotografia é uma técnica de reprodução de imagens que usa como base a luminosidade.

A luz é tão importante para a fotografia que a origem da palavra é uma junção dos termos gregos foto, que significa "luz", e graphein, que exprime a noção de escrita. Portanto, a denominação de fotografia é "a escrita com a luz".

Sua história remonta períodos da antiguidade, mas foi somente em 1826 que a primeira foto foi feita. O responsável foi o francês Joseph Niépce. Embora, no Brasil, outro francês, Hercule Florence, também criava um método fotográfico mais ou menos na mesma época.

Muitas outras pessoas contribuíram para a evolução e difusão dessa técnica que revolucionou a arte e a comunicação no mundo todo, sendo atualmente tão presente em nosso dia a dia.

História da fotografia
Os primeiros dispositivos ópticos

Ainda na antiguidade, o ser humano percebeu que a luz oferecia possibilidades de representação de imagens.

Através da observação da incidência de luz por meio de pequenos orifícios, foi verificado que imagens eram produzidas, projetadas provavelmente nas paredes das tendas e cabanas.

Assim, criou-se um mecanismo chamado de "câmera obscura", que reproduzia as imagens invertidas, sendo o precursor das câmeras fotográficas. Atribui-se a Aristóteles a invenção do equipamento, na Grécia Antiga.

Posteriormente, na época do Renascimento (no século XVII) passou-se a utilizar outros dispositivos de projeção com a finalidade de entretenimento ou para servirem de suporte para os artistas realizarem suas pinturas. Esses aparatos eram chamados de "lanternas mágicas".

A primeira fotografia do mundo

O surgimento da primeira fotografia impressa permanentemente só ocorreu no século XIX, mais precisamente em 1826. Foi nesse ano que o francês Joseph Niépce consegue gravar em uma placa de estanho a imagem do quintal de sua casa, em Borgonha, na França.

A química usada foi um material derivado de petróleo, chamado "Betume da Judeia", um elemento que endurece em contato com a luz. O tempo de duração para que a imagem se fixasse foi de 8 horas e o resultado é uma foto bastante contrastada.

A primeira fotografia com pessoas

Vale destacar que a primeira fotografia na qual aparecem pessoas foi realizada em 1838 por Daguerre, em Paris. Naquela época, o tempo de exposição para a fotografia ser feita levava até trinta minutos.

Por isso, nas imagens de cidades, sempre parecia que não haviam pessoas, pois elas se movimentavam, não dando tempo de serem fixadas pela câmera.

Entretanto, em dada situação, um homem que estava engraxando sapatos ficou parado por mais tempo, permitindo que sua imagem e a do seu cliente fossem impressas.