Curadoria

Conheça a curadoria do Festival Literária Internacional de Poços de Caldas

17 anos promovendo a leitura e literatura

Conheça

Gisele Corrêa Ferreira, formada em Relações Públicas pela PUC de Campinas (SP) e pós-graduação em Administração Geral na USP (SP). Empresária luso-brasileira, empreendedora cultural e curadora do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, Minas Gerais. Possui mais de 30 anos de experiência em projetos culturais e científicos à frente da GSC Eventos Especiais, empresa que fundou há 33 anos e que realiza em Poços de Caldas eventos ligados à Literatura, Música, Meio Ambiente e Educação. Lançou o Flipoços há dezessete anos e como curadora foi responsável pelo Prêmio Retratos da Leitura do Brasil na categoria Cadeia Produtiva do Livro cujo título o Flipoços recebeu em 2018. Há mais de dez anos, participa como curadora, mediadora e palestrante em diversos festivais literários no Brasil, Portugal, Moçambique, Espanha dentre outros países a convite de entidades governamentais e privadas com o objetivo de estreitar os laços da lusofonia, difusão e intercâmbios culturais entre os países de língua portuguesa e latina. Integra o Comitê de organização da “Poços Literária”, projeto de preparação de Poços de Caldas para candidatura na Unesco no circuito internacional Cidades Criativas pela Literatura. É membro da Academia Poços Caldense de Letras e da ASMILACC - Academia de Letras, Artes, Cultura e Ciências que ficam sediadas em Poços de Caldas. Foi membro da Comissão de Avaliação de Projetos Culturais do PROAC_SP 2021.

 

A música é importante para alimentar a literatura em certo sentido

Conheça

Nelson Cândido Motta Filho ORB é jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical, teatrólogo e letrista brasileiro. É autor de mais de trezentas músicas, com diversos parceiros, como Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, Cidade Negra, Guilherme Arantes, Dori Caymmi, Erasmo Carlos e a banda Jota Quest. Produziu espetáculos de artistas como Elis Regina, Marisa Monte e Gal Gosta. É autor de sucessos musicias como Dancing Days, Como uma Onda, Coisas do Brasil e da canção de final de ano da Rede Globo, "Um novo tempo".

 

Cultura como poder libertador, agente transformador, saída autônoma, paralela e complementar à própria educação oficial

Conheça

É formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Atua como repórter de música e crítico do jornal O Estado de S.Paulo há 15 anos. Foi repórter e editor do Caderno Variedades do Jornal da Tarde por 10 anos, além de colaborar como comentarista da Rádio Eldorado. É autor do livro 'Ney Matogrosso - A Biografia', lançada em 2021 pela editora Companhia das Letras, e 'Nada Será Como Antes', uma biografia de Elis Regina que venceu, em 2015, o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Apresenta, com a convidada e também jornalista Chris Fuscaldo, o podcast Caçadores de Histórias – Por Trás das Biografias. Em 2009, lançou o livro ‘Palavra Cruzada, O Jogo da Entrevista’, uma reunião de 50 entrevistas feitas para o Jornal da Tarde, e, ao lado da jornalista Daniela Tófoli, a biografia ‘Santificado Est’, com a história de Antônio de Sant’anna Galvão, o Frei Galvão, primeiro santo brasileiro.

 

O equilíbrio do picadeiro. A metafísica do palhaço! O pragmatismo do mágico e sua cartola...

Conheça

Mestre em literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo (Manuel Bandeira: operador de cultura hispano-americana, sob orientação do Prof.Dr. Jorge Schwartz). Desde 1987, leciona as disciplinas Teoria Literária, literaturas brasileira, portuguesa, africana, espanhola e hispano-americana nos Cursos de Letras e Relações Internacionais. Realizou saraus e palestras na Aliança Francesa (Santos). Proferiu palestras na Cultura Inglesa. Coordenou três Semanas de Letras na Universidade Católica de Santos.

.

 

 

Conheça

É médico e membro da Academia Poços-Caldense de Letras.