“segundo, organizadores do Folio, a presença do artista foi a mais lotada em 15 anos do festival”
Uma presença meteórica e histórica. Assim foi definida a passagem de Ney Matogrosso pelo Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, Portugal. Pela primeira vez, o artista a convite da curadoria do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, participou de um festival literário fora do Brasil.
Para Ney, ter voltado à Portugal, exclusivamente para uma participação em um festival literário foi algo interessante e uma oportunidade incrível de estar próximo do público, para um bate papo, além dos palcos de shows. A mesa contou ainda com a presença do jornalista e biógrafo Julio Maria.
Já para o Folio, este encontro foi um divisor de águas na programação do festival que segundo a prefeitura de Óbidos, atingiu o recorde de público. O Folio é um dos festivais literários mais importantes e tradicionais de Portugal, recebe autores de vários países e mantém também forte ligação com o Brasil, através de inúmeras participações de convidados brasileiros.
A participação de Ney Matogrosso na 15ª. edição do Folio, consolida uma destas parcerias entre os dois países, tendo o Flipoços como elo de ligação dentro de um conjunto de ações que a curadoria do Festival já vem desenvolvendo há mais de 17 anos na valorização da língua portuguesa e intercâmbios culturais entre o Brasil (Minas Gerais), Portugal e países de língua portuguesa.
A curadoria do Flipoços se prepara agora para a realização do Festivale da Feira que vão acontecer de 27 de abril a 05 de maio de 2024 em Poços de Caldas, e desde já, programa novas atividades internacionais em Portugal, países de língua portuguesa e outros, fortalecendo o processo de internacionalização do Festival e, sobretudo, a valorização da arte, literatura e cultura brasileira fora do Brasil. Para mais informações sobre o Flipoços acesse o www.flipocos.com
Ney Matogrosso pela primeira vez em festival literário fora do Brasil, foi um grande sucesso.