Gisele Corrêa Ferreira, Formada em Relações Públicas pela PUC de Campinas (SP) e pós-graduação em Administração Geral na USP (SP). Empresária luso-brasileira, empreendedora cultural e curadora. Possui mais de 35 anos de experiência em projetos culturais e científicos à frente da GSC Eventos Especiais, empresa que fundou há 35 anos e que realiza em Poços de Caldas eventos ligados à Literatura, Música, Meio Ambiente e Educação. Lançou o Flipoços em 2006 e como curadora foi responsável pelo Prêmio Retratos da Leitura do
Brasil na categoria Cadeia Produtiva do Livro cujo título o Flipoços recebeu em 2018, outorgado pela CBL - Câmara Brasileira do Livro, SNEL – Sindicato Nacional das Editoras de Livros, Instituto Pró-Livro, Abrelivros. Há mais de dez anos, participa como curadora, mediadora e palestrante em diversos festivais literários no Brasil, Portugal, Moçambique, Espanha dentre outros países a convite de entidades governamentais e privadas com o objetivo de estreitar os laços da lusofonia, difusão e intercâmbios culturais entre os países de língua portuguesa e latina.
Sergio Roberto Montero Aguiar, é Mestre em literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo (Manuel Bandeira: operador de cultura hispano-americana, sob orientação do Prof.Dr. Jorge Schwartz). Desde 1987, leciona as disciplinas Teoria Literária, literaturas brasileira, portuguesa, africana, espanhola e realizou
saraus e palestras na Aliança Francesa (Santos). Proferiu palestras na Cultura Inglesa. Coordenou três Semanas de Letras na Universidade Católica de Santos.
Rodrigo Alexandre Rossi Falconi, Graduado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é aluno de graduação em Direito e atua como Médico da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista, como Perito Judicial e como Médico Perito Examinador do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo.
Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: Perícia Médica, Direito Médico, Urologia, Medicina do Tráfego, História da Medicina e Medicina do Trabalho.
Vera Carvalho Assumpção, criou o detetive Alyrio Cobra que protagoniza diversos romances e contos. Criou também a detetive Dagmar Castro. Foi palestrante na BAN (Buenos Aires Negra), na Quinta Noir da Flipoços e na PAN (Porto Alegre Noir).
Recebeu diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Bunkyo de Literatura, o Prêmio Ecos de Literatura de melhor autora e o Prêmio Aberst de Literatura pelo conjunto da obra.
Vanessa Guarani Ratton, é atriz, professora, arte-educadora, diretora de teatro, jornalista, escritora de literatura infantil e juvenil, cronista, poeta, dramaturga e editora. É mestra em Comunicação e Semiótica, pela PUC -SP, pós-graduada em Teatro, Justiça Restaurativa e Psicopedagogia. Escreve desde 2020 uma coluna quinzenal sobre literatura infantil e juvenil para jornal A Tribuna de Santos. É escritora de literatura infantil e juvenil com obras selecionadas para o PNLD do MEC nos anos de 2021,322,2023 e 2024. Finalista do Prêmio Barco a
Vapor 23 e Nelly Novaes Coelho 22. Integra desde 2017 o movimento nacional Mulherio das Letras, sendo uma das articuladoras nacionais. Em 2020 foi coorganizadora do Mulherio das Letras Indígenas e editora do Álbum Guerreiras da Ancestralidade que venceu o Prêmio Jabuti em 2023, na categoria Fomento à Literatura. Foi diretora da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEILIJ - e hoje é diretora da União Brasileira de Escritores - UBE e integra o Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Cidade de São Paulo.
Samantha Buglione, é psicanalista e escritora. Doutora em Ciências Humanas com formação em direito e filosofia e mestrado em teoria de justiça e gênero. Publicou o livro de poemas "O amor e suas vontades" (2018) em que transforma cada discurso do Banquete de Platão em um poema, o livro de contos "Carimbos" (2020), o infantil "O caracol sem teto" (2021) e a novela "A mãe inventada" (2022).
Também escreve periodicamente para o Portal Vozes e para o Jornal Diário de Notícias de Lisboa e desenvolve atividades como curadora.
Sérgio Sá Leitão, Sócio e diretor da Transversal - Cultura, Economia Criativa e Cidadania, holding de empresas que realizam projetos transformadores no setor cultural e criativo. Executivo com vasta experiência em gestão pública e privada. Head do LIDE Cultura. Diretor da produtora Cine.E. Diretor da produtora Aventura Imagem. Consultor sênior na FGV Projetos e no Instituto ArteCidadania. Foi Ministro de Estado da Cultura, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Diretor da Ancine, Diretor-Presidente da RioFilme - Distribuidora de Filmes S/A, Assessor da Presidência do BNDES, Diretor do Cine Odeon -
Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro e Assessor da Diretoria da ClearChannel Entertainment do Brasil, além de repórter e editor na Folha de S.Paulo, no Jornal do Brasil e no Jornal dos Sports. Integrou os Conselhos da Companhia Paulista de Parcerias, do Museu de Arte de São Paulo, da Fundação Padre Anchieta, da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira e da Fundação OndAzul, entre outros. Foi agraciado com as comendas da Ordem do Mériro Cultural e da Ordem do Rio Branco. Graduado em Jornalismo, é Doutor Honoris Causa em Educação pelo Centro Universitário Fluminense (Uniflu). Autor de “Rock dos 80” (PubliFolha) e co-autor de “Futebol-Arte / A Cultura e o Jeito Brasileiro de Jogar” (Editora Senac), entre outros livros.
Alexandra Pinho, conselheira cultura da Embaixada de Portugal no Brasil e Diretora do Camões-CCP Brasília. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra e Mestre em Estudos Alemães pela Universidade Nova Lisboa.
Foi conselheira cultural da Embaixada de Portugal em Berlim (Alemanha) e em Maputo (Moçambique). Foi diretora de serviços de ação cultural externa do Instituto Camões e diretora de serviços de apoio às artes da Direção-Geral das Artes - Ministério da Cultura. É curadora da Fundação Marion Ehrhardt (Coimba, Portugal).
Eurico de Matos, nascido em 1986 e natural de Tomar. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra e mestre em Relações Internacionais – Estudos de Economia Política Internacional, pela mesma instituição. Ingressou na carreira diplomática em 2013.
Entre outras funções, foi Adjunto no Gabinete da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus (2015-2018) e Conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), sediada em Viena (2018-2023). É atualmente Cônsul de Portugal em Belo Horizonte.