Zeca Camargo

Zeca Camargo lança biografia “Elza” no Flipoços

Jornalista e apresentador fala sobre o processo de imersão na vida da artista para escrita da biografia

 

O jornalista, escritor e apresentador Zeca Camargo é um dos nomes confirmados para a 14ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços. Ele lança o livro “Elza”, onde conta a biografia da cantora Elza Soares, a partir de encontros que teve com a artista e muita pesquisa. O bate-papo com ele ocorre às 15h30 do dia 28 de abril, no Teatro da Urca. A entrada é gratuita.

“Quase todas as semanas, nos últimos seis meses antes de concluir o livro, eu estava lá esperando o porteiro me liberar para subir até o quinto andar daquele espaçoso apartamento na avenida Atlântica, com a vista estupenda da praia de Copacabana. Eu até tentava prestar atenção naquela paisagem tão icônica, mas meu olhar era sempre desviado para aquela figura miúda sentada no canto de um sofá branco – e que sempre me recebia com um “meu amor”, revela o autor da biografia, ao se lembrar de como se dedicou às pesquisas do livro, tendo a personagem central a seu lado.

Na mesa, ele pretende contar como foi o processo de apuração e escrita do livro. As primeiras conversas começaram em 2017 e Zeca confessa que encarou tudo com olhos de repórter. Para ele, seria uma grande entrevista, entre as tantas que fez durante os mais de 30 anos de jornalista, mas confessa: “Quem dera tivesse sido “só isso”. Já no primeiro encontro oficial, com o gravador do meu smartphone ativo, percebi que o desafio que eu tinha pela frente seria muito maior. Tinha acabado de aceitar mergulhar numa vida que é tudo menos linear. Logo nas primeiras passagens senti que eu havia sido sequestrado por uma narrativa labiríntica e fascinante, que ia e vinha, brincava de ziguezague, não escondia nada e provocava em tudo. E fiquei apavorado”, revelou.

Conforme a curadora do evento, Gisele Corrêa Ferreira, a participação do jornalista só engrandece a programação. “É também uma forma de romper as fronteiras, que é o tema principal do festival. O livro tem sido muito bem recebido e, como nos conta Zeca Camargo, foi também um processo de rompimento de barreiras ao ingressar na vida de Elza e conhece-la tão bem do lado de dentro através da narrativa real da própria vida. Estamos bem felizes que esta mesa vai acontecer no nosso festival”, declarou.

 

Zeca Camargo


Livro "Elza"