Silvia Lobo

Psicanalista Silvia Lobo lança livro “Mães que fazem mal” no Flipoços

“Obra retrata estudo que autora fez com mães e filhos e será tema de mesa no festival”

 

Para jogar luz sobre temas ainda pouco debatidos, a 14ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, convida a psicanalista Silvia Lobo para o lançamento do livro “Mães que fazem mal”, que retrata um estudo da autora e discute casos em que as mães, às vezes por excesso de zelo, fazem mal aos filhos e filhas.

O festival deste ano ocorre entre os dias 27 de abril e 05 de maio e tem como temática a “Literatura sem fronteiras”,enaltecendo o valor da mistura de culturas, raças, gêneros, línguas e temas.

O livro de Silvia Lobo, que será lançado no Flipoços, traz a observação das relações entre mães e filhos feita pela autora, a partir de relatos na clínica psicanalítica e da vida cotidiana.

“Podemos dizer que em sua grande maioria, os livros infantis retratam mães que são boas. Quando elas de alguma forma aparecem como más, se arrependem no meio do livro e se tornam boas. E quando são retratadas más, apresentam-se como bruxas. Não há espaço na grande maioria dos livros infantis para uma mãe real”, explica a psicanalista.

Para Silvia, os livros infantis ao retratarem só mães boas não refletem o cotidiano da criança, onde nem sempre acontece. Como lidar com isso?
As crianças podem encontrar no livro infantil histórias de mães que não entendem a necessidade dos filhos ou o que esperam encontrar nelas; crianças vivem essa situação de desencontro na vida real, e quando se veem representadas na história isso as conforta, assim, o livro reúne inquietações a respeito de mães, famílias e crianças que acompanham a história humana desde sempre.
Para a curadora e organizadora do evento, Gisele Corrêa Ferreira, o tema é de extrema importância. “É um tema espinhoso, mas que precisa ser falado. É algo inédito e bem necessário. Estamos muito felizes com a vinda da Silvia Lobo e acreditamos que esta será uma discussão que vai enriquecer ainda mais nosso festival”, declarou.

Sobre o Flipoços
O Flipoços é realizado pela GSC Eventos Especiais e em 13 edições  recebeu cerca de 1 milhão de visitantes e inúmeros autores nacionais e internacionais. Em 2018, o festival recebeu o troféu de vencedor na categoria Cadeia Produtiva do Prêmio IPL - Retratos da Leitura 2018. O prêmio realizado em sua terceira edição busca reconhecer e valorizar as empresas e institutos da cadeia produtiva, que investem em projetos de incentivo à leitura, promoção de novos leitores e consumidores de livros que são a garantia do futuro do livro e do seu mercado.

O Flipoços 2019 conta com o apoio do DME, Supervale Supermercados e com as entidades Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Mais informações podem ser obtidas no site www.flipocos.com

 



Psicanalista Silvia Lobo lança livro “Mães que fazem mal”, no Flipoços