O Prêmio Literário Flipoços, instituído em 2020 entre o Festival e a Amare Livros (Santos) divulga os finalistas na categoria obras publicadas para Literatura Infantil e Juvenil. São três obras finalistas sendo que apenas uma em cada modalidade será aclamada vencedora em março de 2021.
Na categoria Infantil, as juradas decidiram dividir em duas faixas etárias, de 7 a 09 anos, e de 10 a 12 anos. As obras finalistas na primeira faixa são: Achando a Chave, de Álvaro Faleiros e Fernando Vilela, Editora Positivo; O Pequeno Baobá, de André Luis Oliveira, Editora Paulus; e Reinações de Emília, de Cassia Leslie, Editora Bambolê.
Na segunda faixa, as obras selecionadas foram: A Menina e a Planta, de Marcia Paganini, Madrepérola Editora; O Medo de Rabo Preso, de Marina Miyazaki, Editora Scipione (Somos Educação); e O Roubo do Sonho Azul, de José Mauro Progiante, Ed. Plante.
A Comissão Julgadora consagrou Mérito Literário Flipoços para o livro imagem: O maior Queijo do Mundo, de Eliana Martins com ilustrações de Adilson Farias, Editora Duna Dueto.
Na categoria Juvenil, as obras finalistas são: A rede florida, de Graziela Bozano Hetzel e Anna de Cunha Teixeira, Editora Positivo; Não tenho como cuidar dele, Amilton Alves Silva, Lura Editorial; Ponha-se no seu lugar!, de Ana Pacheco, Editora Ática; Projetos e Presepadas de um Curumim na Amazônia, de Edson Kayapó, Editora Positivo; Rabiscos, de Luís Augusto Campello Dill e Fernando Vilela, Editora Positivo.
A Comissão Julgadora consagrou Mérito Literário Flipoços para a tradução da obra: Na Companhia de Bela, de Susana Ventura e Cassia Leslie, Florear Livros.