dia 28 de abril de 2018

Às 15h
Encontro com o Escritor Sulfuroso 2018 Luis Nassif

Às 19h
Solenidade Abertura Oficial - Homenagem ao Patrono Davi Arrigucci Jr.
Homenagem ao Escritor Sulfuroso Luis Nassif.

Após a solenidade de abertura haverá Festa de Confraternização na Praça das Árvores (área externa da Urca).

 

dia 29 de abril de 2018

Às 10h
Mesa Técnica - “O novo PNLD Literário pela ótica editorial, tanto do ponto de vista autoral quanto do técnico à luz da BNCC – Base Nacional Comum Curricular”. Curadoria Snel (Sindicato Nacional dos Editoras de Livros) e MEC (Ministério da Educação) com Emerson Walter dos Santos da Editora Positivo (diretor do SNEL), Suzana Sanson da Editora Brinquebook (diretora do SNEL) e Wilson Troque (Coordenador Geral dos Programas do Livro do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ligado ao MEC).

Às 15h
Literatura e Culturas Milenares - "Os primeiros mil anos da civilização Islâmica - formação da religião islâmica, aspectos culturais e políticos" com Mamede Mustafa Jarouche. Oferecimento Edições Sesc SP.

Às 17h
Literatura Portuguesa - "A sonoridade literária da escritora portuguesa Patrícia Portela". Lançamento oficial do livro "A Coleção privada de Acácio Nobre". Oferecimento Dublinense e Centro Nacional de Cultura.

Às 19h30
Encontro com o Patrono Davi Arrigucci Junior - "Sertão Oeste Pampa" - Baseado em seu mais novo trabalho, uma trilogia de ensaios sobre as relações entre narrativa e experiência histórica na obra de três narradores: João Guimarães Rosa, John Ford e Jorge Luis Borges.


dia 30 de abril de 2018

Às 16h30
Literatura e Culturas Milenares - "A Arte Africana - pintura, escultura e arquitetura e os outros saberes da África" palestra com Sandra Salles. Oferecimento Edições Sesc SP .

Às 19h
Homenagem do Flipoços ao Centenário de Antonio Candido de Mello e Souza - Conferência com Sergio Montero e Rodrigo Falconi. (exibição do filme realizado com o professor Antonio Candido como patrono do festival em 2012).

dia 01 de maio de 2018

Às 9h30
Literatura e Filosofia - "A filosofia milenar taoísta e a Metacorporeidade" com o escritor taiwanês Chiu Yi Chih .

Às 14h30
Palestra - "Literatura infantil é coisa séria: a importância da literatura infantil na formação de um país leitor" com Ilan Brenman. Oferecimento Sesc Minas.

15h30
Literatura e Informação contra Abuso Sexual - Baseado no livro “Não me toca, seu boboca!” da escritora Andrea Viviana Taubman. Participam da mesa a nadadora Joanna Maranhão e o Promotor Sidnei Boccia. Oferecimento Aletria.

Às 16h30
Mesa Literatura Moçambicana - "Escrever em Moçambique: onde se buscam a matérias-primas do escritor?", reencontro com Dany Wambire e Manuel Multicuio. Lançamento Oficial dos Livros “A Mulher Sobressalente” e “Visão” dos autores respectivamente.

Às 19h
Literatura e Artes Plásticas - "O que nos ensina as artes plásticas, o antigo e o contemporâneo, o sagrado e o profano, na formação histórica brasileira". Encontro inédito com os descendentes Tarsila do Amaral (sobrinha neta de Tarsila do Amaral) e Ricardo Ohtake (filho de Tomie Ohtake). Participação especial do artista e muralista Eduardo Kobra que fará uma obra ao vivo, alusiva ao momento e ao final todos os convidados da mesa assinarão a obra. Mediador Sérgio Montero.

dia 02 de maio de 2018

Às 9h30
Literatura e Artes - "Vida e Obra de Candido Portinari" com João Candido Portinari (filho de Candido Portinari).

Das 11h30 às 16h30
Dia Letivo - Agendamento das Escolas - Espaço Sesc Flipocinhos.

Às 16h
Literatura Juvenil - "O mundo da YouTuber Lorena Eltz" Autora do livro "Hey, Lorelys", Lorena conta com mais de 350 mil seguidores fala de sua experiência na literatura e nas redes sociais. Oferecimento Editora Coerência.

Às 18h30
Mesa de Literatura Feminina Contemporânea - "As outras disciplinas e os seus saberes", com Aline Bei, Giovana Madalosso e Gisele Mirabai.

Às 19h30
Literatura e História - "Brasil de ontem e de hoje, o que aprender com nossas histórias" - Encontro com os historiadores Jorge Caldeira e Mary Del Priore. Oferecimento Editoras Sextante e Leya.


dia 03 de maio de 2018

Das 8h30 às 15h30
Dia Letivo - Agendamento das Escolas - Espaço Sesc Flipocinhos.

Às 15h
Literatura Infantil - Contação da história e lançamento do livro “Imagine um bruxo que recorta o céu em pedaços de azul", com Mariza Baur. Participação dos alunos da Escola Francisca Tamm Bias Fortes de Poços de Caldas.

Às 19h
Quinta Feira Noir - Um encontro com a Literatura Policial - "Medo, surpresas e reviravoltas - A Nova Literatura Nacional de Terror e Mistério" - com Victor Bonini e Marcos DeBrito. Mediador Pedro Almeida. Oferecimento Faro Editorial. Lançamento oficial do livro "A Casa dos Pesadelos" (exibição de curtas metragens de terror de Marcos DeBrito.


dia 04 de maio de 2018

Das 8h30 às 12h30
Dia Letivo - Agendamento das Escolas - Espaço Sesc Flipocinhos.

Às 13h30
Literatura Infantil - Encontro com Walcyr Carrasco. O escritor dramaturgo conversa sobre suas obras "Mordidas que podem ser beijos", "Lais, a fofinha", "O menino narigudo" e ainda sobre os "Contos de Andersen", clássicos recontados por ele.

Às 15h
Literatura e Mídias Digitais - "Tudo sobre Tod@s" com Sérgio Amadeu da Silveira. Oferecimento Edições Sesc Sp.

Às 16h
Encontro de Arte da Periferia - "Entre cicatrizes e sangue: o que fica?" com Luiza Romão, Lâmia Brito, Ryane Leão, Letícia Brito. Mediação Jéssica Balbino.

Às 19h
Literatura e Dramaturgia - "As Verdades Secretas de Walcyr Carrasco". Encontro inédito com um dos mais destacados dramaturgos do País, responsável por personagens inesquecíveis das telenovelas brasileiras.



dia 05 de maio de 2018

Às 10h
Mesa Literatura Saúde e Bem Estar - "O papel da Literatura como aliada ao bem-estar e a saúde" com Daiana Garbin, Daniel Barros e Lígia Guerra. Oferecimento Editora Sextante.

Às 15h30
Mesa Literatura e Entretenimento - "A história da TV Brasileira como fonte de saberes e entretenimento" com os jornalistas Patrícia Kogut e Artur Xexeo. Oferecimento Editora Sextante.

Às 18h
Homenagem ao Dia Internacional da Língua Portuguesa - Mesa Lusofonia - "Uma viagem cultural, Brasil, Moçambique e Portugal através do pensamento e do saber" com os escritores moçambicanos Dany Wambire e Manuel Mutimucuio, escritor português João Pinto Coelho e a escritora brasileira Andrea Del Fuego. Mediadora Susana Ventura. Parceria especial com Camões Instituto, Editora Leya, Governo de Moçambique.


dia 06 de maio de 2018

Às 13h30
Literatura e Tecnologia - "Conect Redação" - Oferecimento Fibrax.

Às 15h
Literatura e Tecnologia - "Um fantasma leva você para jantar" bate papo com Ulisses Capozzoli. Oferecimento Edições Sesc SP.

Às 16h30
Mesa Literatura Portuguesa - Lançamento nacional do livro "Os loucos da Rua Mazur" - Encontro com João Pinto Coelho. Oferecimento Camões Instituto e Editora Leya.