Flipoços recebe edição do “Mulherio das Letras pela Paz”

Escritoras Vanessa Ratton e Susana Ventura farão mesa sobre os encontros nacionais e internacionais do movimento .

Criado para fortalecer a presença das mulheres no mercado literário, o Mulherio das Letras terá uma edição especial dentro da programação do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços. No dia 02 de maio às 16h ocorrerá a mesa “Mulherio e a importância da paz Mundial” com as escritoras Susana Ventura e Vanessa Ratton, na Biblioteca Nilza Megale, no Museu Histórico e Geográfico. A entrada é gratuita.

As duas escritoras vão conversar sobre o que é o Mulherio das Letras e lançar o livro “Mulherio pela Paz” com 50 autoras, organizado por Vanessa Ratton. A mesa é resultado da primeira edição nacional do Mulherio das Letras, que ocorreu em outubro de 2017 em João Pessoa (PA) com a edição do Mulherio Pela Paz, realizado na Alemanha no último mês de março.

Vanessa Ratton é jornalista, piscopedagoga, especializada em teatro brasileiro e mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP.  Junto com Alexandra Magalhães Zeiner, da Associação Mulheres pela Paz - Frauen für Frieden, organizou a Coletânea Mulherio das Letras pela Paz (ABR Editora , 2018).  
A Coletânea reúne 50 escritoras do Mulherio, com contos e poemas sobre Paz, com apresentação de Maria Valéria Rezende e ilustrações de Clevane Pessoa. Serão levados 10 exemplares para um pré-lançamento na Flipoços.

Já Susana Ventura é doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP . Professora e pesquisadora das literaturas de língua portuguesa, tem realizado trabalhos em diferentes universidades brasileiras, portuguesas e francesas. Tem ministrado cursos e palestras, bem como atuado ao lado de atores, músicos, grafiteiros, artistas plásticos e videoartistas em atividades que buscam levar a literatura a um grande número de pessoas. Ganhou o prêmio Jabuti em 2017 com a obra “O caderno da avó Clara”.

“Neste desdobramento no Flipoços vamos falar sobre a importância da paz mundial, que é um assunto urgente para todas as mulheres, mães, filhas, esposas, irmãs”, destacou Vanessa Ratton, que esteve recentemente em Augsburg, em companhia da escritora Alexandra Magalhães Zeiner, da Associação Mulheres Pela Paz.

Para a curadora do Flipoços, Gisele Corrêa Ferreira, é extremamente importante ter um desdobramento do Mulherio das Letras no festival. “O Mulherio das Letras é um movimento que surgiu para fortalecer as mulheres na literatura e é nossa missão fortalecer isso. A Susana Ventura já é uma parceira do evento e agora ficamos felizes com este lançamento da antologia, bem como com a participação da escritora Vanessa Ratton”, destacou.

O Flipoços
O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. O Flipoços 2018 conta com o patrocínio do DME, BDMG Cultural, Codemge, Pólen um produto Suzano, Climepe, Fibrax, e Prefeitura de Poços de Caldas. Parceiro Cultural Sesc Minas, Instituto Camões, Editoras Sextante, Dublinense, Malê, Faro Editorial, Aletria, Leya, Trilha Educacional, Edições Sesc São Paulo. A programação oficial do Flipoços 2018 está no ar pelo site www.flipocos.com  Agendamentos podem ser feitos com Maíra pelo coordenacao@gsceventos.com.br  ou pelo telefone (35) 3697 1551.  

Informações para a Imprensa
Jéssica Balbino
balbino.jessica85@gmail.com  
35 3697 1551 | 35 9 9160 3755