Livro “Sonata em Auschwitz” é lançado no Flipoços

Autora Luize Valente participa de bate-papo sobre a obra com José Luiz Goldfarb.

Tradicional na programação do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, o ciclo “Literatura e História” deste ano recebe o lançamento do livro “Sonata em Auschwitz” com a presença da autora Luize Valente em um bate-papo com o professor José Luiz Goldfarb. A mesa “A ascensão do nazismo na Alemanha, culminando na fatídica Noite dos Cristais” acontecerá no dia 04 de maio às 09h30 na Arena Cultural. A entrada é gratuita. 
O livro é o terceiro romance da escritora e documentarista Luize Valente e traz, na trama, a história de um bebê nascido nas barracas de Auschwitz-Birkenau em outubro de 1994 e uma sonata composta por um jovem oficial alemão, na mesma data, também em Auschwitz, dão origem a duas histórias que se cruzam e se completam.
Conforme a autora, este romance é uma ficção baseada em fatos históricos e dados reais e inspirada por depoimentos de sobreviventes. A autora teve um encontro especialmente marcante com a sobrevivente judia Maria Yefremov - falecida, com mais de 103 anos, em dezembro de 2017, no Rio de Janeiro - e desse encontro resultou o mote para a escrita da ficção. Maria teve um bebê em Auschwitz em 1944 e nunca soube o que aconteceu com ele. No romance, o destino será outro.
Outra curiosidade é que a Sonata que dá título ao romance ganhou forma no plano real enquanto o livro era escrito, em 2017. O sobrinho da autora, o jovem maestro Antonio Simão, compôs a Sonata para Haya tendo a mesma idade do personagem Friedrich, 24 anos. Um instigante diálogo entre ficção e realidade.
O livro lançado em 2017 ficou na lista dos mais vendidos do país e no início de 2018 alcançou o mesmo lugar com a edição portuguesa.
Para Gisele Corrêa Ferreira, curadora do Flipoços, o lançamento da autora no Flipoços reforça o tema, que já tem sido pauta de rodas de conversa ao longo dos anos no encontro. “Esta é nossa 13ª edição e sempre fazemos questão de trazermos mesas sobre o período do nazismo, já que é preciso debater sobre a literatura produzida em cima deste tema. Estamos muito felizes com a presença da autora no nosso festival e com a mediação do José Luiz Goldfarb, que sempre está conosco e retorna, mais uma vez, para mediar este bate-papo”, enfatizou.

Sobre a autora
Luize Valente nasceu no Rio de Janeiro, de ascendência portuguesa e alemã. Apaixonada, desde sempre, por História, com especial fascínio por temas ligados à história judaica e aos refugiados em tempos de guerra, formou-se em Jornalismo, com pós-graduação em Literatura Brasileira pela PUC/RJ. Luize traçava, assim, o caminho da sua principal vocação: o gênero literário do romance histórico.

 

O Flipoços
O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. A doação de livros de literatura em bom estado em troca dos ingressos para as palestras master começa no próximo dia 19 de março e a programação completa estará em breve no ar. Flipoços 2018 conta com o patrocínio do DME, Mineração Curimbaba, Climepe, Fibrax, Supervale Supermercados e Prefeitura de Poços de Caldas. Parceiro cultural Sesc Minas. Mais informações ligue (35) 3697 1551.

Informações para a Imprensa
Jéssica Balbino
balbino.jessica85@gmail.com 
35 3697 1551 | 35 9 9160 3755