Literatura infantil e bastidores de novelas foram temas de encontros com Walcyr Carrasco no Flipoços

Dramaturgo e escritor esteve no festival dia 04 de maio e lotou o Teatro Benigno Gaiga duas vezes na mesma data.

Convidado da 13ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, o dramaturgo e escritor Walcyr Carrasco lotou o Teatro Benigno Gaiga nas duas palestras que fez no evento deste ano, no último dia 04 de maio.


Na parte da tarde ele falou com as crianças sobre os livros infantis que possui publicados. Já a noite, conversou com o público sobre a própria trajetória e o trabalho com autor de novelas. A conversa foi mediada pela curadora do festival, Gisele Corrêa Ferreira.
Autor de novelas consagradas como “Xica da Silva”, “Amor à Vida”, “O Cravo e a Rosa”, “Verdades Secretas” e a recém-terminada “O outro lado do paraíso”, Walcyr Carrasco, bem-humorado, esclareceu algumas dúvidas do público e surpreendeu com respostas sobre os autores e seus personagens.
No bate-papo, ele contou que se formou em jornalismo pela Escola de Artes e Comunicação (ECA- USP) e após trabalhar em diferentes veículos, passou a dedicar-se à escrita. Aos 28 anos, publicou o primeiro livro na área do infanto-juvenil.
Durante a conversa, Walcyr Carrasco também destacou as diferenças entre escrever romances e novelas. De acordo com ele, a novela exige uma técnica diferenciada. “Para escrever um romance, você pode começar com uma frase de efeito ou até com o famoso ‘Era uma vez’, já a novela exige mais técnica, tudo tem que ser descrito”, declarou.
Ainda na conversa com o público, o autor de novelas que criou personagens inesquecíveis como o Félix ou a Clara, conta que a convivência com os autores o ajuda na hora de escolher. “Tanto o Mateus Solano como a Bianca Bin já tinham feito novelas comigo e ao olhá-los, eu pensei: eles dariam excelentes protagonistas. E assim o fiz”, comentou.
Por fim, o dramaturgo destacou a relação com a opinião pública. De acordo com ele, o que as pessoas pensam e o que está ocorrendo no mundo importam bastante nos rumos das novelas. “Não sei como os assuntos surgem, mas sinto que a sociedade quer e precisa falar sobre eles, como abuso sexual, entre outros. A trama realmente pega porque traz a realidade para a ficção”, disse.
Para a curadora do festival, Gisele Corrêa Ferreira, foi uma honra receber o autor no evento. "Fiquei super feliz em receber o Walcyr no Flipoços. Ele é muito bacana e deu um show de bastidores de novela. Acho que todo mundo gostou e ele mais ainda. Me confidenciou que quer voltar ao nosso festival em breve", enfatizou. 

 

Sobre o Flipoços
O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. O Flipoços 2018 contou com o patrocínio do DME, Climepe, BDMG Cultural, Codemge, Fibrax, Suzano Papel Pólen e Prefeitura de Poços de Caldas. O Flipoços 2019 já começa a ser pensado e preparado e vai acontecer de 27 de abril a 05 de maio de 2019. Acompanhe tudo pelo site www.flipocos.com

Informações para a Imprensa
Jéssica Balbino
balbino.jessica85@gmail.com 
35 3697 1551  |  35 9 9160 3755