Flipoços terá Casa Philos com programação inédita no evento

Instalação paralela à programação oficial terá masterclass, oficinas e mesas de debate entre os dias 03 e 06 de maio.

De maneira inédita, a 13ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, que abre o calendário nacional de festivais do gênero no Brasil, contará com a Casa Philos, com uma programação paralela, durante os nove dias de evento, que ocorrerão entre 03 e 06 de maio na Sala Cassino, no segundo piso do Museu Histórico de Poços de Caldas, ao lado do espaço Cultural da Urca.

A Casa Philos, que leva o mesmo nome da revista literária, vem ao encontro da temática do evento neste ano, que é “A literatura & os outros Saberes” e segundo o editor, Jorge Pereira, o objetivo é criar experiências estéticas com a literatura, as artes visuais e a arquitetura. “Para além da programação de conferências, na nossa estreia teremos mesas temáticas sobre latinidade, povos originários, fotografia, histórias feministas, transculturalidade, memória entre outros. Lançamos-nos ao desafio do hibridismo da literatura e das artes. Essa parceria é um momento de partilha de experiências e abertura do Flipoços para navegar por novos mares”, anunciou.
Esta é também a primeira vez que a Philos montará uma “casa” em um evento literário no Brasil, cuja ocasião, também reserva uma novidade, o lançamento da segunda edição impressa da Revista Philos – Literatura e Artes.  “Estamos muito honrados em fazer parte da programação do Flipoços. A Philos quer expandir e democratizar o nosso patrimônio literário e cultural neolatino, e fazer isso em um evento como o Flipoços – um dos maiores festivais literários da América Latina -, é mesmo encorajador. Dentre os destaques da Casa Philos teremos atividades de masterclass de escrita criativa, crítica literária e artes visuais, de modo que todo o material produzido pelos visitantes e participantes da nossa programação será publicado em um caderno especial da revista em homenagem ao evento”, destacou Pereira.
Segundo a curadora do festival literário, Gisele Corrêa Ferreira, a oportunidade em trazer esse novo formato de “casa” amplia as possibilidades do Festival e oferece uma programação paralela de alto nível para um público mais específico. O Flipoços vem formando leitores há 13 anos e agora ter a presença da Philos em Poços de Caldas mostra como nosso festival está crescendo.  Será uma grande  experiência e temos certeza que será um sucesso" ressalta.

A programação da Casa Philos foi pensada para incluir todos os públicos e proporcionar debates. Estão previstas mesas de diálogos importantes que vão falar acerca da poesia em territórios improváveis, as mulheres e o sistema prisional brasileiro. A programação da Casa Philos no Flipoços 2018 estará no site até dia 28 de fevereiro e pode ser acessada pelo  www.flipocos.com e também no  www.revistaphilos.com

 

O Flipoços
O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. A doação de livros de literatura em bom estado em troca dos ingressos para as palestras master começa no próximo dia 19 de março e a programação completa estará em breve no ar. Flipoços 2018 conta com o patrocínio do DME, Mineração Curimbaba, Climepe, Fibrax, Supervale Supermercados e Prefeitura de Poços de Caldas. Parceiro cultural Sesc Minas. Mais informações ligue (35) 3697 1551.
Informações para a Imprensa
Jéssica Balbino
balbino.jessica85@gmail.com 
35 3697 1551 | 35 9 9160 3755