Mesa de Editores

Mesa discute mercado literário com editores brasileiros no Flipoços

“Entre os convidados estão Emilio Fraia, da Cia das Letras, Pedro Almeida, da Faro Editorial, Luis Antonio Torelli da Trilha Educacional e a mediação é da jornalista Valéria Martins”

 

Está confirmada para o próximo dia 28 de abril, às 15h, no Teatro da Urca a mesa com editores brasileiros no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços. Neste ano, o evento que discute “Literatura sem fronteiras” vai receber alguns editores importantes para discutir o futuro das livrarias e editoras no Brasil e suas expectativas além-fronteiras como forma de sustentabilidade de seus negócios. A mesa contará com a presença de Pedro Almeida da Faro Editorial, Emilio Fraia da Cia. das Letras, Luis Antonio Torelli da Trilha Educacional e com a mediação da jornalista Valéria Martins da Oasys Cultural.
A crise no mercado editorial, com fechamento de grandes livrarias e acordos de recuperação judicial serão alguns dos temas que norteiam a mesa durante o festival, conforme explica a curadora, Gisele Corrêa Ferreira, que preza também por mesas técnicas. “É imprescindível discutirmos o mercado editorial e os mecanismos das editoras para sobreviver a esta grande crise que enfrentamos. Cabe a nós abrirmos espaço para que as ideias possam fluir e que possamos encontrar soluções criativas a partir destas conversas”, destacou.
Entre os convidados estão Pedro Almeida, que é jornalista, professor de literatura e especialista em marketing pela Universidade de Berkeley, na Califórnia.  Já desenvolveu projetos nacionais e internacionais e possui mais de 25 anos atuando na gestão de editoras de pequeno e médio porte. Atualmente, é editor e sócio da Faro Editorial e colunista no Publishnews. Desde 2016 é também um dos curadores do Prêmio Jabuti. Outro convidado é Emilio Fraia, foi editor de literatura da Cosac Naify e atualmente é editor na Companhia das Letras, além de autor do livro “Sebastopol”. O terceiro convidado é Luis Antonio Torelli, ex-presidente da Câmara Brasileira do Livro e que está de volta em tempo integral à frente de sua editora Trilha Educacional.  A mediação fica por conta de Valéria Martins, jornalista com mais de 30 anos de experiência no impresso e 15 anos no mercado editorial. Desde 2008, coordena a agência literária Oasys Cultural e é autora do curso online “O escritor no século XXI – como escrever, publicar, divulgar e vender seu livro” além de cinco outras obras.

Sobre o Flipoços
O Flipoços é realizado pela GSC Eventos Especiais e em 13 edições  recebeu cerca de 1 milhão de visitantes e inúmeros autores nacionais e internacionais. Em 2018, o festival recebeu o troféu de vencedor na categoria Cadeia Produtiva do Prêmio IPL - Retratos da Leitura 2018. O prêmio realizado em sua terceira edição busca reconhecer e valorizar as empresas e institutos da cadeia produtiva, que investem em projetos de incentivo à leitura, promoção de novos leitores e consumidores de livros que são a garantia do futuro do livro e do seu mercado.
O Flipoços 2019 conta com o patrocínio do DME, Café Três Corações, Supervale Supermercados e com as entidades Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Mais informações podem ser obtidas no site www.flipocos.com e telefone 35 3697 1551.



Valeria Martins comanda a mesa de editoras no Flipoços 2019


Emilio Fraia da Cia das Letras, Pedro Almeida da Faro Editorial, Luis Antonio Torelli da Trilha Educacional