Homens que escrevem sobre o universo feminino são convidados do Flipoços 2020

Cecilia Meireles, Elis Regina e Carolina Maria de Jesus serão tema de mesas e palestras de autores premiados

A lista de ilustres convidadas e convidados para a programação da edição comemorativa de 15 anos do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas está sensacional! Sempre pensando em todos, a curadoria mais uma vez, consolida a característica principal do Festival que é ser eclético, diverso, apartidário e para todos os públicos. Mesmo com uma temática que remete ao universo feminino, o Flipoços busca na pluralidade de temas e assuntos, os convidados que agreguem valor aos participantes e a todos que buscam conhecer mais sobre Literatura e outros. 

O reconhecimento do poder e da representatividade da mulher pelo homem, é uma característica que a Curadoria viu nesses grandes autores, que trazem a temática feminina em suas obras e foram convidados para o Flipoços. “Homens bons e maravilhosos também estão na programação”. Com esse mote, a curadoria anuncia alguns nomes confirmados para compor a rica e eclética programação do Flipoços 2020. Eles contam a vida de mulheres como Cecilia Meireles, Carolina Maria de Jesus, Elis Regina. Mulheres à frente do seu tempo e que marcaram a história da literatura e da música brasileira, são o foco de estudos de alguns dos homens convidados para essa edição comemorativa do Festival.

O imortal Antonio Carlos Secchin vai abordar sobre a vida e obra de Cecília Meireles no bate papo “Cecília Meireles e o sonho de liberdade”. O Festival recebe Tom Farias, biógrafo de Carolina Maria de Jesus e Julio Maria, biógrafo de Elis Regina, que juntos falarão dessas duas grandes mulheres, destacadas no Flipoços 2020.


Literatura feminina argentina na mesa especial

Também confirmado o escritor finalista do Jabuti, Emilio Fraia, que organizou o livro A Fúria, da escritora argentina Silvina Ocampo. A obra da escritora, considerada fundamental para a literatura sul americana no século 20 é tema da mesa e será realizada juntamente com a tradutora do livro Livia Deorsola, que é de família argentina, e especializou-se em literatura latino-americana. Foi indicada ao Prêmio Jabuti de Melhor Tradução em 2018, com o livro De duas, uma, do mexicano Daniel Sada. Traduziu, entre outros, Silvina Ocampo, Hebe Uhart, Karina Sainz Borgo e Bioy Casares. A mediação fica por conta do professor Sergio Montero.

O Flipoços 2020 será realizado de 25 de abril a 03 de maio, no Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas. A distribuição gratuita dos ingressos para as atividades será iniciada em 23 de março. Realização e mais informações GSC Eventos Especiais Ltda. pelo (35) 3697 1551. Saiba mais pelo site www.flipocos.com e pelas redes sociais. O Flipoços tem o orgulho de contar com o patrocínio máster do DME e Codemge e Apoio Cultural Nutrire.

Antonio Carlos Secchin traz Cecília Meireles para o Festival. Tom Farias e Julio Maria falm de Carolina e Elis. Emílio Fraia e Lívia Deorsola falam sobre Silvina Ocampo.