Flipoços sedia I Fórum de Debates Indígenas

Evento em parceria com UEMG e Rede de Apoio dos Kiriris pauta tradição, identidade e genocídio

 

Debater assuntos ligados aos povos originários e indígenas é uma das pautas da 14ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, para este ano. Além da já anunciada mesa do dia 29 de abril, a “Vidas entrelaçadas às dos primeiros habitantes – diálogos com os povos da floresta e sua importância na formação cultural brasileira”, com as presenças de Aílton Krenak, Betty Mindlin, Andreia Duarte e Rita Carelli, o evento recebe também o I Fórum de Debates Indígenas, no dia 30 de abril às 9h no Teatro Benigno Gaiga, com entrada gratuita. O encontro é uma parceria da UEMG, da Rede de Amigos dos Kiriris do Rio Verde e apoio do Flipoços.


Na programação do fórum, a primeira mesa "Palavra criadora: narrativas tradicionais indígenas" será com Angela Pappiani, Betty Mindlin e mediação de Susana Ventura. Na sequência, ocorre a mesa  "Povos Indígenas e Questões Territoriais: aspectos históricos e atualidade" com Ailton Krenak, Robson Antonio Rodrigues, Carla Cunha Pádua, Fernanda Borges, Adenilson Kiriri, Fabiano Melo e mediação de Taciana Oliveira Ruellas.


Vale destacar que nessa edição do Festival que a temática será “Literatura sem fronteiras”, enaltecendo o valor da mistura de culturas, raças, gêneros, línguas e povos variados na formação brasileira, os indígenas são parte fundamental na construção da cultura do Brasil e na nossa formação como cidadãos.


Para a curadora e organizadora do festival, Gisele Corrêa Ferreira, a parceria para realizar o fórum só acrescenta ao festival. “Estamos muito felizes com essa novidade e com o debate sobre este tema, que é tão importante e urgente. Nosso festival é plural e diverso e o fórum chega para ressaltar ainda mais nosso compromisso com as pautas identitárias”, enfatiza ela.


O Flipoços é uma realização da GSC Eventos Especiais e em 13 edições  recebeu cerca de 1 milhão de visitantes e inúmeros autores nacionais e internacionais. Em 2018, o festival recebeu o troféu de vencedor na categoria Cadeia Produtiva do Prêmio IPL - Retratos da Leitura 2018. As trocas de livros por ingressos podem ser feitas no escritório da GSC Eventos Especiais, localizada na Rua Prefeito Chagas, 305 – sala 308 – Centro – Poços de Caldas (MG). O Flipoços 2019 conta com o patrocínio do DME e Café Três Corações, com as entidades Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Mais informações podem ser obtidas no site www.flipocos.com e telefone 35 3697 1551.

 

Angela Pappiani e Kiriris