Sérgio Sá Leitão

Flipoços recebe ex-ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão para uma conferência sobre Cultura e Economia Criativa

Cultura “café com leite” em debate no Flipoços 2019

 

O ex-ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão é mais um convidado especial confirmado no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços. O ex-ministro e atual Secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo marca presença dia 28 de abril, às 10h, no Teatro da Urca, para a Conferência “Cultura e Economia Criativa - desafios e perspectivas para hoje e para futuro”. Assunto recorrente para o ex-ministro, o tema desperta todas as emoções. Lutador incansável pela propagação da Cultura e Economia Criativa como fatores transformadores na economia e na sociedadede todo país, Sérgio trará ao encontro em Poços, dados e informações de relevância que comprovam o quanto a Cultura e toda sua cadeia produtiva fazem uma grande diferença no desenvolvimento de uma cidade, Estado e Nação. Atualmente, frente à pasta no governo de João Dória, Sérgio Sá Leitão também recebe homenagem especial na abertura do Festival, dia 27 de abril, às 19h30 quando também o escritor e crítico-literário Jorge Schwartz, recebe a homenagem como Patrono do Festival.
Sérgio Sá exerceu de 2017 ao fim de 2018 a função de Ministro de Estado da Cultura. Foi CEO da produtora Escarlate Audiovisual (2016), diretor da Ancine (2007/2008 e 2017) e do Cine Odeon (2015/2017) e secretário municipal de Cultura do Rio (2012/2015).É graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ (1988). Assumiu a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo no Governo de João Dória em janeiro.

 

Política Café Com Leite, entre Minas e São Paulo, retoma a discussão da importância da Cultura para o desenvolvimento dos dois Estados

Além da presença do Ex-ministro e atual Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, o festival recebe também o recém- nomeado Secretário de Estado da Cultura de Minas, Marcelo Landi Matte. O novo secretário de Minas tambémé jornalista e começou a trabalhar no Grupo Globo em 1979. Entre 1997 e 2017 foi diretor da Rede Globo Minas. Em sua gestão implantou os programas Terra de Minas – sobre as cidades e cultura mineira; e Globo Horizonte, programa de entrevistas com artistas e grupos artísticos.Marcelo Matte será responsável pela nova pasta que também ficará responsável pelo Turismo. A junção da Cultura com o Turismo é um projeto de reestruturação do Estado de Minas Gerais do governo Romeu Zema.

Ambos se encontrarão em Poços de Caldas, no dia 28 de abril, às 10h, no Teatro da Urca, como parte da programação oficial do Flipoços 2019 – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que tem como tradição oferecer também discussões técnicas que podem impactar positivamente no mercado editorial, políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

Segundo a curadora Gisele Ferreira, o festival tem se tornado cada vez mais uma vitrine não só para os autores divulgarem seus trabalhos, como também, um local de encontro onde os principais “players” do mercado do livro e da literatura do Brasil podem trocas “figurinhas”. “Além da mesa com os secretários “café com leite” teremos também mesas de editores, mesa de curadores luso-brasileira e mesa sobre mercado editorial com representantes das principais entidades do Brasil como CBL, SNEL, ANL, Abigraf. Nosso Festival virou palco certo para esses encontros de onde podem surgir muitas novidades”, enfatiza ela.

Sérgio Sá Leitão