Eucanaã Ferraz lança livro inédito de poesias no Flipoços

“Retratos com Erro’ é a nova obra do autor e professor e será lançada também em Portugal"

 

Um dos maiores poetas da atualidade, Eucanaã Ferraz percorre mundos concretos e imaginados, o dito e o não dito, segredos e fatos em seu novo livro. E a exclusividade de lançamento será do Flipoços 2019. O livro de poesias “Retratos com Erro”, percorre o concreto e o imaginado, entre os contos de fadas e as histórias de terror e desenha muitos mundos que, feito espelhos distorcidos, se multiplicam e se deformam. Se por um lado Eucanaã Ferraz descreve com veemente lirismo o amor zeloso e o desejo tórrido, a beleza e a perfeição, por outro o horror, o medo, a loucura e um riso esgarçado convivem na mesma moldura. Entre o dito e o não dito, Retratos com erro traz à baila príncipes, rainhas, ladrões, poetas, assassinos, bêbados e mágicos, em meio a uma avalanche de confissões íntimas e as mais factuais notícias de jornal. Nesse turbilhão de personagens reais e inventados, descrições ora diretas ora mirabolantes, um verso do livro sintetiza o conjunto com absoluta limpidez: “só o silêncio que reluz é ouro”. Esse encontro exclusivo e muito especial com o poeta acontece dia 04 de maio, às 16h, na Arena Cultural, com entrada franca.
De acordo com o autor, o novo livro será lançado no Brasil pela Companhia das Letras e também contará com lançamento simultaneamente em Portugal, pela editora Tinta da China, de Lisboa, em uma coleção coordenada por Pedro Mexia.
Além do seu lançamento exclusivo, o poeta vai presentear o público do Festival sul mineiro com uma aula recital sobre a poesia portuguesa, em comemoração ao centenário da poeta Sophia de Mello Breyner Andresen, no próprio dia 04, às 10h, na Biblioteca Centenário, ambos com entrada franca.
Para a curadora do festival, Gisele Corrêa Ferreira, receber o lançamento exclusivo do Eucanaã é uma honra. “O Eucanaã tem um trabalho importantíssimo e de extrema relevância para a poesia brasileira. É uma honra para o Festival ter essa oportunidade”, destacou.
Este será o nono livro do poeta que escreveu dentre eles, Desassombro vencedor do Prêmio Alfhonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional, como melhor livro de poesia, o Sentimental, vencedor do Prêmio Portugal Telecom 2013, entre outros. Foi também organizador de livros e coletâneas sobre as obras dos músicos Caetano Veloso e Vinícius de Moraes. É professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da UFRJ desde 2010 e é também consultor de literatura do Instituto Moreira Salles (IMS), onde elabora publicações, exposições, debates, cursos e espetáculos. O Flipoços 2019 conta com o patrocínio do DME e Café Três Corações, com o apoio das entidades Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Parceria Cultural Sesc e Senac Minas.  Mais informações, sobre ingressos, programação completa e guia virtual podem ser obtidas no site www.flipocos.com e telefone 35 3697 1551. 

 


Eucanaã Ferraz